51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Retângulo: Canto Dobrado: Veja vídeos sobre Biodanza

Livro de Rolando Toro e Cecília toro dedicado às crianças

Veja entrevista com Myrthes Gonzalez a respeito de Biodanza
Caixa de Texto: Como Participar

Grupos semanais:
A Biodanza tem muita eficácia quando praticada uma vez por semana. O trabalho é programado dentro das necessidades dos participantes. A Frater oferece diversos dias e horários, conforme quadro acima.

Cursos
Nos cursos, desenvolve-se um tema específico em um período pré-definido de tempo. Veja nossa agenda de cursos.

Escola para Formação de Facilitadores de Biodanza — Seja um facilitador! Saiba mais

A Frater apóia a Escola de Formação de Facilitadores de Biodanza Rolando Toro — Pelotas. Saiba mais
Caixa de Texto: Horários das atividades
 Biodanza para adultos

Segundas com Myrthes Gonzalez  
Criatividade Existencial 
Das 19h às 22h.

Terças com Myrthes Gonzalez Das 20h às 23h.

Quartas: com Érico Vieira Biodanza da Galera (20 a 30 anos) Das 20h às 23h

Quintas com Myrthes Gonzalez 
Das 17h às 19h. 

Quintas com Érico Vieira 
& Helena Oliveira 
Das 20h às 23h

Rolando Toro

Criador do Sistema Biodanza

ÿ A Biodanza estimula potenciais em cinco áreas distintas e complementares:

ÿ Vitalidade – à medida que cada participante aumenta a percepção de si mesmo passa a estar mais atento as suas necessidades biológicas. A Biodanza aumenta a capacidade perceptiva sobre os efeitos positivos e negativos de hábitos alimentares, sono, exercícios físicos etc. Muitas vezes vamos perceber as conseqüências de nosso estilo de vida quando já estamos doentes. O praticante de Biodanza é capaz de perceber modificações mínimas em seu organismo e tende a buscar um estilo de vida mais saudável baseado em sua auto-regulação orgânica (biofeedback).

 

ÿ Sexualidade – Em biodanza a sexualidade é vista como fator integral na vida humana. A sexualidade não se manifesta somente na hora da relação sexual. Quando enfocamos a questão da sexualidade em Biodanza, o que buscamos é resgatar a relação de prazer com a vida, com cada momento do cotidiano. O colorido da vida é dado pela capacidade de desfrutar cada momento, percebendo o sabor das coisas mais simples. A relação sensual é com a vida como um todo.

Quando aprendemos a viver intensamente o presente, começamos a compreender a coerência do nosso passado e o significado transcendente de cada fato que se sucedeu em nossa vida. A partir disso, percebemo-nos capazes de superar o medo do futuro, adotando uma postura proativa diante de nossos projetos. Assim resgatamos a confiança em nós mesmos e em nossa capacidade de realizadores.

           “Biodanza é um sistema de aceleração de processos integrativos existenciais: Psicológico, Neurológico, EndocrinoIógico e Imunológico (PNEI).

           Sua prática se baseia   na criação de um ambiente enriquecido com estímulos cuidadosamente selecionados. A proposta se dá através de músicas, exercícios e dinâmicas capazes de gerar vivências que estimulam a plasticidade neuronal.

           As vivências estimulam a criação de novas redes sinápticas que despertam uma série de potenciais que anteriormente não tinham via de expressão. É um processo altamente integrativo que tem efeitos profiláticos e curativos.” ( Rolando Toro)

ÿ Criatividade – Todas as pessoas são criativas, mesmo que não saibam disso. A criatividade é uma potencialidade presente de forma única em cada ser humano. A Biodanza busca estimular a expressão singular do participante, valorizando o que cada um tem a manifestar, descobrindo o valor da contribuição de cada pessoa. A criatividade, em Biodanza, é estimulada em dois momentos: o da inspiração - aquela conexão interior que faz com que cada um encontre dentro de si novas idéias, imagens, sons; e o segundo momento de expressão, de concretização do imaginado. A coragem de fazer, assumir e mostrar.

 

ÿ Afetividade – A Biodanza é um sistema antes de tudo relacional. As vivências são sempre propostas dentro de um grupo de pessoas que aos poucos vai formando vínculos de amizade e solidariedade. Nossa cultura é muito individualista, o que traz para muitas pessoas dificuldades de se relacionar, sentimentos de solidão, conflitos, competição - essas situações são lugar comum nas relações humanas em muitos grupos familiares, de trabalho ou até mesmo de amigos. A Biodanza é uma pedagogia do encontro humano, porque estimula a capacidade de se relacionar expressando o que se sente e percebendo os sentimentos dos demais.

 

ÿ Transcendência – Transcender é ir além, expandir os próprios limites. Em Biodanza aprendemos a ver nossas limitações como circunstanciais, resgatamos a capacidade de ter fé em nós mesmos e nas pessoas que amamos. Percebemos que temos a opção de colocar o foco de nossa atenção nas dificuldades ou na realização. Em Biodanza descobrimos vivencialmente que somos capazes de criar a realidade em que vivemos.

Biodanza
Elipse:

Clique aqui e veja

a agenda de

Aulas Abertas

de Biodanza

 

Photo by Myrthes Gonzalez